terça-feira, 7 de junho de 2011

Publicações da Secretaria de Políticas para as Mulheres - Governo Federal

Baixe aqui: http://www.sepm.gov.br/publicacoes-teste

Publicações da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Governo Federal

Baixe aqui: http://www.seppir.gov.br/publicacoes

Estatuto da Igualdade Racial

Baixe aqui: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm

Lei Maria da Penha

Baixe aqui: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm

Estatuto do Idoso

Baixe aqui: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.741.htm:

Estatuto da Criança e do Adolescente

Baixe aqui. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm

Mulheres Negras Brasileiras.

Conheça as mulheres negras importantes para a nossa história, através do site Criola. Espaço que se destina ao registro de diferentes contribuições de mulheres negras - em África e nas suas diásporas - ao longo da história. Além de prestar homenagem a estas donas de ricas trajetórias, a seção, dedica-se, principalmente, ao resgate de narrativas que visam expandir o reconhecimento do valor da presença feminina negra e a importância de seu papel enquanto sujeito histórico e político.

Antes da travessia forçada por séculos de exploração colonial, a África experimentava intensa vida social, política e religiosa. As memórias de mulheres que lá viveram durante este período - por muito tempo ignorado, devido ao racismo constitutivo de certa historiografia – são, ainda hoje, capazes de nos surpreender e desafiar oferecendo-nos resignificações da presença feminina negra e matéria para manter vivas culturas de resistência.

O século XX assiste a profundas transformações, tanto no que dizia respeito à visibilização de demandas políticas antes silenciadas, quanto à forma com que estas passaram a ser apresentadas pelos diferentes grupos sociais. Neste cenário, os movimentos e organizações de mulheres negras, passaram a assumir posições importantes em torno da reconstrução da identidade feminina negra – um dos aspectos da luta pela conquista de direitos e reconhecimento em todos os campos sociais.
A arte, entretanto, não perde a posição de principal forma de expressão das comunidades negras na diáspora. A produção artística das mulheres negras continuou a ser um dos grandes focos de resistência desta e de outras épocas.


"Nossos passos vêm de longe!” Graças ao caminho trilhado pelas mulheres negras na história, a atualidade nos oferece exemplos de força e resistência que se multiplicam e não cessam de alimentar nossas inspirações.

Fonte: ONG Criola.